sexta-feira, 22 de maio de 2009

Retorno da Atlantis adiado e Júpiter em conjunção com Netuno

Não foi dessa vez que a Atlantis voltou à Terra. Devido ao mau tempo na Flórida, onde a nave deveria pousar, os coitados dos astronautas vão ficar mais 1 dia dando voltinhas por aí. Imagine estar voando, o aeroporto que você deveria pousar está inseguro, e você de repente tem que dar voltas no mundo e esperar um dia para tentar de novo... deve ser frustrante, não?
Já foi informado que eles possuem suprimentos até a próxima segunda feira, e amanhã, sábado, eles terão 4 tentativas de pouso, na Flórida ou na Califórnia. Se pousar na Califórnia, vai ter aquele vôo da nave espacial acoplada a um boeing 747 adaptado para efetuar o transporte de volta ao lugar onde a nave fica, no Kennedy Space Center, na Flórida.

Abaixo vai uma foto da maravilha que é a engenharia humana. Nosso amigo Adão Chagas ( http://adaochagas.multiply.com ) tirou uma foto do Hubble (risco mais embaixo) seguido pela Atlantis (risco mais em cima). A nave estava defasada somente alguns segundos do telescópio que estava consertando, e os dois estavam na mesma órbita. O evento ocorreu nesta quinta feira, por volta das 18h20min. A foto foi tirada em Mogi Guaçu-SP. Infelizmente a Atlantis já saiu do encalço do Hubble.


[Clique na imagem para ampliar]

E não percam esta semana, Netuno e Júpiter estão tão próximos que se duvidar aparecerão juntos dentro da ocular do seu telescópio. Evento imperdível! Infelizmente os astros só estão nascendo por volta de meia noite (no Rio de Janeiro). Se o tempo permitir e eu conseguir ficar acordado vários dias, farei desenhos da movimentação dos dois planetas. E mais uma coisa legal, hoje eu consegui finalmente ver o asteróide Pallas! Está na constelação de Cão Menor, que está quase se pondo ao anoitecer, e com magnitude aproximadamente 9. Meu telescópio refrator de 70mm/600mm, com ocular de 25mm ortoscópica, só consegue ver objetos até magnitude 10 (na prática) em dias bons. Há uma nuvem de poeira no horizonte faz vários e vários dias que me atrapalha muito, mais a atmosfera que anda agitada, há tempos não consigo uma boa noite de observação, tornando até a visualização deste asteróide bastante difícil. Espero que Netuno hoje esteja fácil de enxergar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário