M51
Enfim consegui usar o telescópio do site mytelescope.com! Eles me deram créditos promocionais pois eu me inscrevi no evento das 100 horas de astronomia, realizado no início do mês, porém naquela ocasião o tempo ficou nublado na localidade do telescópio. Infelizmente ele está situado no hemisfério norte, então eu não consigo ver alguns objetos que eu tanto queria... Eu agendei somente 15 minutos do telescópio, deixando mais créditos para depois... Não deu para registrar muitas coisas, foi a primeira vez que eu usei este telescópio, fazer tanta coisa com um countdown apertado no cantinho da tela realmente atrapalha!
Segue a foto da M51, que infelizmente eu não consigo ver daqui, devido à poluição luminosa.
[Clique na imagem para ampliar]
O telescópio usado para tirar foto foi um Schmidt-Cassegrain de 10'', com 20s de tempo de exposição e filtro "branco". Infelizmente essa foi toda a informação que eu consegui! O contraste e o brilho da foto foram alterados para melhor visualização.
O Telescópio está situado em New Brunswick, Canadá, e a hora foi 4:20 GMT do dia 20/04/2009.
Para mais informações sobre a M51, visite o link:
http://www.messier.obspm.fr/m/m051.html
Céu ao Sul
Agora vão as observações que eu fiz por volta das 20h, hora local do Rio de Janeiro, no dia 22/04/2009. Haviam nuvens no céu no início da noite, mas ventou bastante e o céu ficou limpo. Eu peguei o telescópio para ver a NGC 3372 na região de Eta Carina. Acabei por acaso descobrindo um aglomerado aberto com nebulosidade perto, o NGC 3293.
[Clique na imagem para ampliar]
Esta foto foi tirada com ISO 100, F/3.5, Focal Length 15mm, 15s de exposição com uma Canon A630. Foi editada posteriormente para alterar o brilho e o contraste da foto, para melhor visualização.
Para mais informações:
http://messier.obspm.fr/xtra/ngc/n3293.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Eta_Carinae_Nebula
http://en.wikipedia.org/wiki/Eta_Carinae
Planeta-anão Ceres
Por volta das 23h, hora local do Rio de Janeiro, dia 22/04/2009, Estava observando Saturno, quando resolvi procurar por outros objetos do sistema solar. Para minha sorte, Ceres não estava muito longe de Saturno, ambos estavam nos arredores da costelação de Leão. É um objeto de menos de 1000km de diâmetro situado entre Marte e Júpiter, e foi considerado um planeta quando foi descoberto, no início do século XIX. Ceres estava com magnitude 7.1, ao lado de estrelas com magnitudes na cada de 7 e 8. Um desenho do diagrama ficará para um próximo post, assim como o movimento deste objeto em relação às estrelas.
Para mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceres_(planeta_an%C3%A3o)
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário