segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Observando o Sol

Pessoal,

No dia 11 de Janeiro aqui estava um sol de fritar passarinho. Eu cheguei em casa sem aguentar de tanto calor, peguei uma lupa e pela primeira vez na minha vida testei queimar alguma coisa focando a luz do sol sobre ela. Para minha surpresa, o jornal que eu mirei queimou quase instantaneamente logo após a luz ser focada.

Pensei: eu posso observar o sol também com o telescópio! Eu sei que se eu focasse o sol em alguma coisa em um ponto de luz só, iria queimar, então seria uma aventura mirar no sol sem poder olhar para ele e nem ficar perto do raio projetado pelo telescópio. Após 1 minuto eu consegui, e para minha surpresa havia uma mancha no sol. Depois de um grande período de calmaria em 2008/2009, enfim, o sol com manchas! Foram as primeiras que eu vi, pois comprei o telescópio em setembro de 2008 e nunca tive tanta curiosidade para observar o sol.

Cada ciclo solar dura aproximadamente 11 anos, no meio disso há várias manchas no sol e podem ocorrer tempestades solares que podem causar problemas em satélites orbitando a Terra, derrubando nossas comunicações por algum tempo. Desde que começaram a contar, estamos no início do ciclo 24. Dizem que o fenômeno das auroras tem alguma correlação com o número de manchas solares que existem.

Segue abaixo a foto! Esta é a mancha solar 1040. Ela possui aproximadamente 4 vezes o diâmetro da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário