quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Conjunção de Marte e Lua

IMG_6922

Esta foto é incrível! Na sexta feira passada, dia 29 de Janeiro, eu avisei para algumas pessoas que Marte estaria perto da Lua. Quando eu digo perto, além da posição angular que vemos no céu, posso dizer também que é de distância. Esta semana ocorreu o perigeu da Lua, o ponto de sua órbita que nosso satélite fica mais perto da Terra. Foi o mais perto que a lua chegará em 2010, estava 14% mais perto que o normal e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2010. Segue uma ilustração, retirada de http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap071025.html .

ApogeePerigee2006_ayiomamitis

Marte estava a somente 99 milhões de km da Terra, o ponto mais próximo que chegará até 2014. Marte se aproxima da Terra a cada 26 meses aproximadamente. Esta foi sua semana de aproximação máxima, e de oposição ao Sol, fenômeno que acontece quando o Sol está se pondo e Marte está nascendo. Os planetas estão mais próximos quando estão em oposição e mais longe quando estão em conjunção com o Sol, isto é, o planeta ou objeto está ao lado ou atrás do Sol. Vejam o esquema:

Oposição: Marte – Terra – Sol
Conjunção: Terra – Sol – Marte

Dois grandes eventos astronômicos em uma só foto!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Observando o Sol

Pessoal,

No dia 11 de Janeiro aqui estava um sol de fritar passarinho. Eu cheguei em casa sem aguentar de tanto calor, peguei uma lupa e pela primeira vez na minha vida testei queimar alguma coisa focando a luz do sol sobre ela. Para minha surpresa, o jornal que eu mirei queimou quase instantaneamente logo após a luz ser focada.

Pensei: eu posso observar o sol também com o telescópio! Eu sei que se eu focasse o sol em alguma coisa em um ponto de luz só, iria queimar, então seria uma aventura mirar no sol sem poder olhar para ele e nem ficar perto do raio projetado pelo telescópio. Após 1 minuto eu consegui, e para minha surpresa havia uma mancha no sol. Depois de um grande período de calmaria em 2008/2009, enfim, o sol com manchas! Foram as primeiras que eu vi, pois comprei o telescópio em setembro de 2008 e nunca tive tanta curiosidade para observar o sol.

Cada ciclo solar dura aproximadamente 11 anos, no meio disso há várias manchas no sol e podem ocorrer tempestades solares que podem causar problemas em satélites orbitando a Terra, derrubando nossas comunicações por algum tempo. Desde que começaram a contar, estamos no início do ciclo 24. Dizem que o fenômeno das auroras tem alguma correlação com o número de manchas solares que existem.

Segue abaixo a foto! Esta é a mancha solar 1040. Ela possui aproximadamente 4 vezes o diâmetro da Terra.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Novos posts virão!

Pessoal,

Como o tempo melhorou, vou reinaugurar o blog. Aguardem!