quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lua ao lado de Antares

Hoje tive uma grata surpresa do tempo ficar bom, após vários dias sem qualquer possibilidade de fazer observações. Olhei para o céu e vi a Lua ao lado de Antares! Eu realmente não tinha idéia que isso ia acontecer... saí correndo para ver se aconteceria uma ocultação, mas para minha localidade (Rio de Janeiro) não...

Peguei a câmera e tirei uma foto:

[Clique na imagem para ampliar]

Fui para a academia, quando voltei tirei outra foto, desta vez usando uma lente de 25mm, num telescópio meade refrator 70mm/600mm:


[Clique na imagem para ampliar]

Mais cedo logo ao anoitecer também observei Mercúrio, estou impressionado o quanto o planeta andou em 2 semanas, estava abaixo de Saturno, que duas semanas atrás eu não consegui ver os anéis, desde então não consegui mais observá-lo. Agora Saturno está muito embaixo no horizonte logo quando anoitece, quase não é possível ver... Mercúrio é a coisa mais brilhante e já está cerca de 10 graus acima...

Um comentário:

  1. Opa, na primeira foto, como voce tirou ela? Tipo com uma camera analogica comum ou com uma digital?

    att,

    ResponderExcluir